Join The Community

sábado, 2 de junho de 2012

Abertura: Carrossel

abertura carrossel
Originalmente transmitida pelo canal mexicano Televisa em 1989, o folhetim infantil Carrossel (Carrusel) contava a história da turma da 2ª série do Ensino Fundamental da Escola Mundial e sua bondosa professora Helena (Gabriela Rivero). Exibido pelo SBT, teve um enorme sucesso e repercussão no Brasil em 1993.  Este ano, o canal estreou um remake totalmente brasileiro, com uma estética particular e atores nacionais, incluindo Rosanne Mulholland, como professora Helena e a apresentadora infantil Maísa Silva no papel da aluna Valéria.
A abertura da novela original basicamente mostrava o início das aulas na Escola Mundial. Primeiramente era apresentada a entrada dos alunos na instituição e, em seguida, uma chamada realizada pela professora Helena com os integrantes da sua turma. Um recado da professora no quadro ao final da chamada, indicava o comportamento bastante ruim dos seus alunos: “Toda turma, zero em comportamento”.  A imagem de um carrossel inciava e terminava a apresentação.

Abertura Televisa (1989)


 

 

A reexibição do SBT em 1993 contava com mais uma vinheta que antecedia a entrada dos alunos. Uma marca gráfica em 3D, formada por letras “colegiais” em arco, transitava entre manchas coloridas e cubos com fotos das personagens.

Abertura SBT (1993)

 

 

Na adaptação brasileira deste ano, optou-se por uma vinheta mais elaborada, formada por uma animação tridimensional, inspirada nos elaborados livros infantis estruturados por dobraduras. As personagens e a Escola Mundial são representadas em delicados desenhos com traços ligeiramente infantis e os movimentos são formados a partir de simulações de de folhear e dobrar de papeis e páginas. A composição cromática leve, com predominância de brancos e cores desaturadas, harmoniza com a animação, embora contraste com a cenografia utilizada na novela, demasiadamente colorida e artificial.
O “livro” é construído por pequenas estórias que resumem a trama e pontuam seu clima ingênuo e lúdico.  A ideia lembra outra peça destinada ao público infantil, a abertura do Sítio do Pica-Pau Amarelo,  de 2005, exibido pela Rede Globo. Entretanto, a forma e a linguagem conseguem ser completamente distintas. Aliás, a vinheta da novela do SBT pode ser considerada, em certos aspectos, superior, principalmente pela preocupação de integração com os créditos que aparecem harmônicos no decorrer das cenas. Porém, naabertura do filme O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas), o conceito e a estética  são mais próximos aos empregados pelo SBT, com a diferença que a manipulação dos papeis acontece de forma mecânica, tornando o processo e o resultado ainda mais ricos.
A assinatura gráfica que fecha a animação, após a apresentação do elemento que dá nome ao folhetim, é a mesma utilizada na exibição em 1993 pelo SBT, com alguns refinamentos gráficos e sem todo o malabarismo espacial.
Outro elemento que é resgatado da reexibição brasileira é a famosa trilha sonora, que retoma o espírito nostálgico da obra para os mais velhos e confere o apelo infantil e inocente presente no programa. A cantiga “Carro-ceu” é agora interpretada pelos funcionários da casa: os cantores e apresentadores adolescentes Priscilla e Yudi.

Abertura SBT (2012)





0 comentários:

Postar um comentário