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terça-feira, 24 de abril de 2012

Identidade: Watch [Rebrand 2012]


identidade watch
Watch é um canal de entretenimento da rede britânica UKTV, lançado em 2008. Em 2012, o canal passou por uma reformulação videográfica total, sob o comando do competente estúdio Dixon Baxi.
Inicialmente o canal apresentava uma identidade que trazia como símbolo um genérico globo ocular estilizado e futurista. Em 2011, o elemento circular se manteve, mas sem a referência ao tal olho. Ao invés disso, foi agregado com pouca eficiência a referência das reticências que eram completadas com frases que traziam uma maior dinâmica e reforçavam a variedade e a irreverência da programação.

Marcas Anteriores

Sem muito foco que ajudasse a construir uma marca sólida e memorável, o canal passou este ano por um novo reposicionamento audiovisual. O círculo foi substituído por uma esfera pela metade. O restante dela é completada por diversos efeitos randômicos tridimensionais, coloridos e impactantes. Adjetivados pelo estúdio responsável de “wonderbursts“, algo como “explosões extraordinárias”, estes elementos tentam completar o canal de maneira efusiva, inesperada e impactante.
O logotipo relativamente grande e espesso, disposto vazado sobre o símbolo mutante e formado inteiramente por letras modernas aserifadas em caixa alta reforça ainda mais a força e o impacto. As reticências deram lugar a um ponto, simples e direto.
Aporva Baxi, um dos sócios da Dixon Baxi, comenta os detalhes desse projeto de reposicionamento em entrevista ao Televisual.

Variações da Marca

Entrevista: Aporva Baxi [Dixon Baxi]

Televisual – Conte-nos um pouco sobre o canal Watch e sua programação.
Aporva Baxi [Dixon Baxi] - Watch foi lançado como um novo canal de entretenimento em plataforma paga (pay-per-view) em 2008, como parte de um ambicioso reposicionamento de todos os 9 canais da UKTV. Watch foi concebido com um canal geral de entretenimento, mostrando uma grande gama de conteúdo premium da BBC, com temática voltada ao entretenimento, atualidade e estilo de vida. Com uma posição privilegiada na página inicial do EPG [interface gráfica de guia da programação, comum na tv britânica], Watch não tinha problemas em atrair tráfego passivo e possuia mais de 14 milhões de espectadores por mês sintonizando o canal.
Impulsionado pelo novo posicionamento, que explora o extraordinário, o canal foi redefinido para dar ao espectador uma experiência muito mais dramática e emocionante, através do grande lançamento antecipado de “Grimm” da NBC Universal, bem como as atrações “Alcatraz” de J. J. Abram e “Primeval: New World on the Horizon”.
Televisual – Quais são os reais objetivos deste rebrand?
Aporva Baxi [Dixon Baxi] – A principal questão é que o canal Watch era altamente invisível e nem um pouco memorável com um canal. Eles tem uma extraordinária posição no EPG e muito tráfego passivo, mas não conseguiam transformá-los em espectadores, eles não permaneciam no canal ou repetiam a visita. A audiência realmente não entendia que tipo de programas nós apresentávamos ou tinha afinidade com o canal. Então o objetivo principal para o reposicionamento era reverter completamente isso e criar um distinto e unificado posicionamento para assegurar a proeminência da marca entre os espectadores e ajudar claramente a explicar a essência da programação do canal através das múltiplas plataformas.

Chamadas

Televisual - Depois do óbvio olho de 2008 e o círculo genérico, vocês trouxeram alguns conceitos mais elaborados associados a marca. Conte-nos sobre o processo criativo e as ideias desta nova marca.
Aporva Baxi [Dixon Baxi] – O novo posicionamento para o canal seria algo como o lar do extraordinário, o anti-normal. A identidade tinha que ter uma relação com o resto da família de canais UKTV, que aparecem em um círculo. Nós procuramos muitas marcas gráficas, mas resolvemos desenvolver a esfera pela metade, no intuito de parecer mais icônico, dimensional e seguro. A metade da esfera e o logotipo WATCH sinalizam o canal, enquanto a outra metade sugere o desconhecido, o inesperado, o extraordinário.
Televisual – As vinhetas são coloridas, abstratas e divertidas, mas o som deixa tudo poderoso e forte. O que está por trás destas ideias?
Aporva Baxi [Dixon Baxi] - As vinhetas trazem uma ideia que nós tínhamos que criar “wonderbursts” [algo como explosões extraordinárias]. Essencialmente trazendo para a vida a outra metade da identidade, revelando o que está escondido em Watch. Elas tinham que ser cativantes, perturbadores, estranhas e maravilhosas. Nós criamos 4 vinhetas com a intenção de parecerem fotorealísticas e semelhantes com coisas que nós estamos familiarizados, mas tinham que ser transformados em algo novo. As quatro vinhetas são “Smoke”(Fumaça), “Liquid” (Líquido), “Fur” (Pêlo) e “Crystal” (Cristal). Nós também criamos seis chamadas, cada uma com 3 impactos de admiração – desde cabelos explosivos, lavas perturbadoras e balões orgânicos.

Vinhetas

Televisual – Quem foi responsável pela computação gráfica?
Aporva Baxi [Dixon Baxi] - O conceito, design e direção foram de responsabilidade da DixonBaxi, mas os efeitos visuais das vinhetas foram feitas pela Analog e o sound design pela Massive.
Televisual – Quantas pessoas foram envolvidas neste projeto? Quanto tempo durou todo o processo? 
Aporva Baxi [Dixon Baxi] - O processo inteiro durou aproximadamente 3 meses e meio para criar, desenvolver e produzir o canal.

Vinhetas Watch

Ficha Técnica

Ano: 2012
Canal: Watch
Design: DixonBaxi
Efeitos Visuais: Analog
Sound Design: Massive

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