Join The Community

domingo, 11 de março de 2012

Identidade: TV Land [Rebrand 2012]

marca_tvland_02

Afim de evidenciar suas qualidades como produtora de programas originais e exibidora não só de programas retrôs, o canal de comédia TV Land passou esse ano por um reposicionamento de marca sob responsabilidade do estúdio Trollbäck + Company.

Em 2009, o canal recebeu uma nova marca, com formas e tipografia mais modernas, e um novo slogan “Laugh More”. Três anos depois, o canal resolveu apresentar um nova programação visual que entrasse em sintonia com essa nova fase menos retrô e mais contemporânea. As vinhetas e chamadas tornaram-se mais alegres e dinâmicas, através de variados movimentos tridimensionais e um festival de cores vibrantes.

Antes e Depois

No entanto, talvez o entusiasmo na possibilidade da variabilidade e customização de cores, efeitos e formas acabou levando a uma falta de critérios de combinações compositivas que culminaram em certo enfraquecimento na uniformidade e consistência estética.

Em entrevista exclusiva ao Televisual, Anna Minkkinen, a diretora criativa da Trollbäck + Company que encabeçou o projeto, conta detalhes importantes desse projeto:

Entrevista: Anna Minkkinen [Trollbäck + Company]

Televisual – Fale um pouco sobre o canal TV Land.

Anna Minkkinen [Trollbäck + Company] - O TV Land é basicamente voltado aos sitcoms. Quando eles começaram, eles passavam comédias de sucesso adquiridas. Eles são uma marca muito conhecida, disponível em mais 90 milhões de lares nos Estados Unidos. Nos últimos anos, eles tem desenvolvido uma programação original e tem procurado atualizar sua imagem. Eles querem ressaltar o status de canal que tem criado também alguns grandes programas por conta própria. Eles são um canal divertido – então é claro, era importante que fosse expressa essa personalidade em seu design.

Televisual – A nova identidade parece deixar de lado os aspectos retrôs do canal com cores e uma marca mais contemporânea. Quais foram os principais objetivos e necessidades com esse rebrand?

Anna Minkkinen [Trollbäck + Company] – Nos foi solicitado utilizar a marca como um ponto focal neste rebrand – então inevitavelmente a marca deveria manter algumas características formais da antiga assinatura do canal. Ao mesmo tempo, nós precisávamos expressas ela como um moderno canal que cria seus próprios programas – que não tem nada de retrô. Portanto, foi um ato de equilíbrio.

Variações da Marca

Televisual – Como foi o processo criativo deste colorido e dinâmico pacote videográfico?

Anna Minkkinen [Trollbäck + Company] - Foi um projeto divertido. A equipe da TV Land é realmente ótima e nós tivemos uma boa experiência em colaborar com eles. Eles queriam um pacote que fosse vibrante, moderno e divertido. E também fácil para eles usarem e customizarem outras versões. E eu acho que nós fizemos um bom trabalho em criar um kit de ferramentas que eles pudessem expandir além e usar efetivamente in house. Nós tentamos encontrar interessantes caminhos para combinar cores na paleta para manter as coisas atuais e interessantes.

Chamadas

Televisual – Quantas pessoas foram envolvidas nesse reposicionamento?

Anna Minkkinen [Trollbäck + Company] – Da Trollbäck, foi um grupo de aproximadamente 5 pessoas.

Televisual – Algum desafio em todo o processo?

Anna Minkkinen [Trollbäck + Company] - Uma grande parte do projeto aconteceu durante a fase de pitch. Eles estavam muito entusiasmados com os designs iniciais – então coisas foram ocorrendo sem muitos problemas quando começamos colocá-los em movimento. Aqui e ali, tentávamos introduzir elementos mais complicados que outros para trazer vida a animação para trazer isso viesse a vida em animação, mas nós descobríamos isso através das tentativas e erros.

Transições

Identidade TV Land

Ficha Técnica

Ano: 2012
Canal: TVLand
Produção: Trollbäck + Company

0 comentários:

Postar um comentário