Join The Community

quinta-feira, 1 de março de 2012

Abertura: A Vida da Gente

Apesar de começar com um triângulo amoroso bastante comum, a trama da nova novela das seis “A Vida da Gente”, já tem uma grande reviravolta prevista em sua sinopse. Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano) são irmãs e viveram ao lado de Rodrigo (Rafael Cardoso) por toda a vida desde que ele se tornou uma espécie de irmão postiço após o segundo casamento de seus respectivos pais. Ana vai se apaixonar por Rodrigo, engravidar e esconder esse fato. Após sofrer um grave acidente de carro ela entrará em coma e sua irmã irá se casar com seu amor e ainda vai criar sua filha. Depois de 5 anos, Ana sairá do coma e esse fato irá mexer com os personagens.

Através da simulação de vídeos e fotos “caseiros” das personagens do folhetim em épocas diferentes, a abertura mostra como eles se conheceram e se tornaram uma família “diferente”. Para tratar tudo de forma mais íntima em consonância com o título da novela, nota-se uma evidente relação com os famosos vídeos de aniversário e casamento, que costumam retratar de forma bastante descontraída e natural os momentos importantes da vida das pessoas.

Para isso, a produção da abertura teve um grande cuidado ao ambientar as cenas nos períodos certos, transportando os espectadores para o passado, seja através dos figurinos e cenários, como também no tratamento dados às imagens que simulam o modo de captação das câmeras antigas.

O conceito de passagem de tempo e o clima nostálgico é reforçado pela trilha “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso e interpretado por Maria Gadu.

Já a assinatura gráfica, há uma referência às famosas anotações (geralmente lembretes) feitas em post-it, remetendo especificamente às lembranças de Ana antes de entrar em coma, antes de sua vida virar do avesso.

Abertura de “A Vida da Gente” é singela, delicada e com uma produção bem feita, mas se mostrou pouco emocionante e envolvente. Pelo menos nesse contexto inicial da trama.

Abertura

Ficha Técnica

Ano: 2011
Canal: Rede Globo
Produção: Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Roberto Stein
Trilha: “Oração ao Tempo” (de Caetano Veloso por Maria Gadu)


Fonte: Televisual

0 comentários:

Postar um comentário